05 outubro, 2011

Eram Várias vezes -- Cinderela


omo todos sabemos, a Walt Disney é bastante conhecida nos cinemas por levar uma nova versão de contos de fadas e histórias clássicas da literatura. Grande parte dos longas animados do estúdio são baseados em contos e romances. Devido a essa grande marca, o TAGS DISNEY resolveu confrontar a versão cinematográfica da Disney com a versão literária das histórias. Quais foram as adaptações feitas nos filmes? O que nos filmes é semelhante aos textos e o que foi criado pela Disney?

Para nosso primeiro confronto, escolhemos o clássico, tanto da Disney quanto dos contos de fadas,CINDERELA ou GATA BORRALHEIRA.




 - versão Disney -
No início do longa-metragem Disney, mostra que Cinderela perdeu a mãe no parto. O pai logo depois se casa novamente com a, também viúva, Madame Tremaine. Entretanto o pai também falece e fica Cinderela sozinha, nas mãos da egoísta e malvada madrasta.

- versão literária -
Já nos principais contos de fadas de Cinderela, vemos diferenças. O pai de Cinderela não morre, porém não interfere nas decisões da sua nova mulher. Pois, como nos contos mesmo falam, naquela época quem decidia as tarefas da casa eram as matriarcas da família, que no caso de Cinderela era sua madrasta. Para resguardar as suas filhas, a madrasta deixava os serviços mais pesados para Cinderela, que fazia tudo calada, sem questionar.

- versão Disney -
Na versão Disney, a fada Madrinha aparece depois que Drizela e Anastacia acabam com o seu vestido de baile, feito pelos ratinhos e passarinhos.

- versão literária -
No conto de Charles Perrault, que é o mais semelhante ao filme, não há essa parte das irmãs tortas destruírem a ida da Cinderela ao baile. A Gata Borralheira nem tanta meios para conseguir ir, ela simplismente ajuda as filhas da madrasta se arrumarem e depois despara a chorar, sozinha. Nesse momento que entra a fada madrinha.

“Sua madrinha que a viu em prantos,lhe perguntou o que tinha: “Eu gostaria tanto de... eu gostaria tanto de...” Cinderela soluçava tanto que nem conseguia terminar a frase.


A Madrinha, que era fada, disse a ela: “Você gostaria muito de ir ao baile, não é?”

Na versão dos irmãos Grimm, não existe fada madrinha, e sim uma aveleira, que ficava perto do túmulo da mãe. Essa árvore era mágica, e tudo o que Cinderela deseja ali embaixo acontecia. O vestido do baile, por exemplo, foi trazido por pássaros.



- versão Disney -
No animado, Cinderela vai linda ao baile, e dança com o príncipe a noite toda, ou melhor, até a meia-noite.

- versão literária -
Já na versão de Perrault, o baile do castelo acontece em duas noites e Cinderela comparece a ambas. Na primeira noite, ela foi embora quando falta um quarto para as doze badaladas. Já na segunda, ela se entrete com o príncipe e sai as pressas, exatamente quando escuta a primeira badalada da meia-noite, deixando o sapatinho sair do pé. Bom ressaltar que, muito simpática, Cinderela foi conversar e sentar com as irmãs, que não a reconheceram de tão linda que estava.

Já os Grimm, fazem uma verdadeira festa de três noites, e nas três noites Cinderela é preciso distrair o príncipe para chegar em sua casa sem que ele perceba onde ela mora. DETALHE: não tem nada de meia-noite a magia se desfaz. Cinderela passa as três noites “bombando” na festa até altas horas.



- versão Disney -
O pai do Príncipe manda o Duque ir atrás da dona do sapatinho, que deve experimentá-lo em todas as solteiras do reino. Ao chegar na casa da protagonista, Tremaine, desconfiada que Cinderela é a dona do sapatinho, e tranca-a no sotão.

- versão literária -
No conto de Perrault, ninguém desconfia que Cinderela é a dona do sapatinho. Portanto, quando ela falou que queria experimentar, as irmãs riram e caçoaram dela. Ao verem que o sapatinho cabia perfeitamente em seu pé, ela tira do bolso o outro par (no conto, o sapatinho esquecido não é quebrado, como acontece no filme).

Os Grimm relatam algo bem mais chocante e assustador. Segundo a versão deles, a madrasta, para fazer os sapatinhos caberem no pé de suas filhas, corta o dedão de uma e, depois, um pedaço do calcanhar da outra. Mas devido ao sangramento e ao passarinho que dedura tudo, o plano da vilã vai para o buraco.



- versão Disney -
No fim do filme, vemos Cinderela feliz se casando com o príncipe e seus amigos ratinhos como novos moradores do castelo.

- versão literária -
Nos contos não é diferente. O detalhe no conto de Perrault é que Cinderela leva são suas irmãs para morar no castelo, após elas implorarem desculpas por todos os males antigos causados.

Já a versão dos Irmãos Grimm, que é bem mais medonha, pombos furam os olhos das irmãs durante o casamento da Cinderela, deixando-as cegas.



E
É dificil encontrar alguém que não conheça a história de Cinderela. Ainda mais depois que a Disney lançou o longa, ai sim o conto de fadas ficou realmente famoso. No filme foram criados vários outros personagens para sustentar e caracterizar melhor a história. Vamos então conhecer todos esse personagens que marcaram época.




Cinderela

Embora seja discreta e tímida, Cinderela possui um senso de humor refinado e inteligente, mas é tão perspicaz que não demonstra isso diante de sua madrasta e as filhas dela. Ela gosta de ficar com seus pequenos amigos, os animais, e de cantar enquanto trabalha.

Cinderela tem muita dignidade, algo que suas irmãs poderiam aprender. Às vezes, ela passa mal e fica desapontada, mas se apega a suas esperanças até que sua bondade e beleza sejam recompensadas e seus sonhos se tornem realidade.


Jaq

Jaq é um ratinho muito simpático e fiel companheiro de seus amigos. Possui um espírito de liderança que é respeitado por todos roedores por ter sempre boas ideias. Sua admiração e amizade por Cinderela é grande, e por ela é capaz de muitas coisas. Outro amigo seu inseparável é Tatá.

Tatá

O gordinho ratinho Octávio, mais conhecido como Tatá, foi achado na ratoeira do porão e acolhido carinhosamente por Cinderela, Jaq e sua turma. Tatá é bem atrabalhado e tem uma facilidade de se meter em encrencas, o que o torna um personagem bem divertido.



Mary

A ratinha que faz Jaq suspirar é a Mary. Ela é uma ratinha bem disposta e tem muita facilidade para costuras. Assim como os outros ratos e animais, adora Cinderela.


Lúcifer

Lúcifer é o bicho de estimação da Senhora Tremaine. Esta o mima e lhe dá privilégios que o tornou um gato bastante folgado, preguiçoso e orgulhoso. Lúcifer é o pesadelo dos ratos e adora ver Cinderela ser castigado por Tremaine. O único que lhe causa medo é o cachorro Bruno.



Lady Tremaine

A Lady Tremaine, é uma senhora elegante de meia-idade da era vitoriana, que possui uma vida social bem agitada. Já se casou duas vezes, e em ambos os casamentos ficou viúva. Ela é extremamente materialista, gosta de ter uma vida ociosa e tenta de toda forma ser bem vista pela sociedade.

Mesmo não possuindo nenhum poder mágico ou força física, com sua inteligência e perspicácia, Lady Tremaine, tenta à todo custo sabotar sua enteada, Cinderela, e fazer com que uma de suas filhas se case com o príncipe.

Anastácia

Filha mimada da Lady Tremaine e irmã torta de Cinderela. Possui cabelos ruivos e compridos e uma personalidade semelhante a da mãe. Porém, Anastácia não é tão esperta, e como a irmã, vive no ócio, rodeado de futilidades. Muito desajeitada, consegue tocar flauta.

Em Cinderela II, Anastácia se apaixona por um padeiro e demonstra que não é tão materialista e egoista como no primeiro filme.

Drizela

Filha mimada da Lady Tremaine e irmã torta de Cinderela. Possui cabelos encaracolados e curtos e uma personalidade semelhante a da mãe. Mas, Drizela não é tão esperta, vive no ócio, rodeado de futilidades. Tem aulas de canto, licenciadas pela mãe, porém não leva jeito nenhum para música.

Fada Madrinha

Adorável, simpática, bondosa e um pouco atrapalhada. Assim é a Fada Madrinha de Cinderela. Ela só existe pelo fato da Cinderela nunca desistir dos seus sonhos, assim como qualquer fada madrinha. A cena na qual ela aparece e realiza os desejos da Cinderela é uma das cenas mais famosas da Disney.


Príncipe Encantado

O príncipe Encantado do reino, vive cheio de compromissos e dificilmente ele se encontra no castelo. É um rapaz bonito, sonhador e romantico, assim como Cinderela. Exigente, não aceita se casar com qualquer mulher, e sim com aquela que realmente se apaixonar.


Rei "Encantado"

O Rei do reino é um senhor viúvo, que sonha em ser avô. Ele é bem ansioso e quase sempre perde o controle por causa disso. Quer ver seus desejos realizados o mais rápido possível. Entretanto ele é um bom ser humano.


Grão-Duque

Mão direito do Rei. Ele é quem satisfaz todos os desejos possíveis e impossíveis do pai do Princípe Encantado. É um homem honesto e muito dedicado no trabalho.


Bruno

Bruno é um cão bastante preguiçoso que vive nos fundos da casa de Cinderela e Tremaine. Ele passa a maior parte do dia dormindo e tendo sonhos em que persegue o gato Lúcifer.


Major

O pacato e solitário cavalo Major, vive no quintal da familia Tremaine e junto com os outros animais é mais um amigo da Cinderela. Major não tem um porte de cavalo de raça mas demonstra ser um bom amigo e ter um bom coração.

OS
Confira nove posters oficiais da princesa mais famosa da Disney, "Cinderela". Os sete primeiros são posters de cinema, sendo um deles com o título em espanhol. Os dois últimos são exclusivos para divulgação do VHS e DVD respectivamente.








Cinderela é um dos maiores clássicos da Disney e uma das maiores realizações cinematográficas do sonhador Walt Disney. Devido ao grande sucesso do animado, o famoso castelo da Cinderela se tornou o símbolo do estúdio, e Cinderela lidera o time de princesas da Disney.


- FICHA BÁSICA CINDERELA -


Título: Cinderela


Título Original: Cinderella


Título Portugal: Cinderela


Título Espanhol: La Cenicienta



Data de lançamento: 
> E.U.A - 4 Março 1950
> Brasil - 22 Maio 1950


Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske


Duração: 74 min.


Classificação: Livre


Orçamento: $2,900,000 (avaliado)


Faturamento:
$34,101,149 (USA - 1989)
$28,040,000 (USA - 1981)


Dados técnicos:

* Roteiro: Bill Peet, Erdman Penner,Ted Sears, Winston Hibler, Homer Brightman, Harry Reeves, Ken Anderson, Joe Rinaldi
* Produção: Walt Disney - Amy J. Bailey (versão restaurada)
* Produção executiva: Ben Sharpsteen
* Música: Mack Dabid, Jerry Livingston, Al Hoffman




- Dubladores - Elenco Original:

* Cinderela … Ilene Woods
* Príncipe … Mike Douglas e William Phipps
* Lady Tremaine (Madrasta) … Eleanor Audley
* Drizela Tremaine … Rhoda Williams
* Anastácia Tremaine … Lucille Bliss
* Rei / Grão-Duque … Luis Van Rooten
* Fada Madrinha … Verna Felton
* Jaque … James MacDonald
* Tatá … James MacDonald
* Bruno … James MacDonald
* Lúcifer … June Foray



Elenco Brasil :

* Cinderela … Simone de Morais
* Príncipe … Jorge Goulart
* Grão-Duque … Aloysio de Oliveira
* Rei … Luiz Motta
* Fada Madrinha … Maria Helena Pader
* Lady Tremaine (Madrasta)… Tina Vita
* Narradora… Sônia Barreto





Sinopse:

Cinderela é uma linda jovem que sofre humilhações ao ser obrigada a trabalhar de doméstica para a madrasta e suas duas filhas, as únicas pessoas mais próximas já que seus pais morreram. Ela também vivia muito só e seus únicos amigos eram os pequenos animais do lugar. Certa vez, o rei do reino que viviam convidou todas as jovens solteiras para uma festa no castelo, pois o príncipe da corte precisava encontrar uma noiva. Por maldade da madrasta e suas filhas Cinderela não conseguiu ir ao baile, mas com a ajuda inesperada da sua fada madrinha Cinderela teve uma noite inesquecível no castelo.




Premiações:


Oscar 1951 (E.U.A)

* Indicado na categoria de "Melhor canção", por "Bibbidi-Bobbidi-Boo".
* Indicado na categoria de "Melhor trilha sonora".


Festival de Berlim 1951 e 1960 (Alemanha)

* Vencedor na categoria de "Melhor musical".
* Vencedor na categoria "Prêmio da Audiência", em 1951.
* Indicado ao Urso de Ouro, em 1960.


Festival de Veneza 1950 (Itália)

* Ganhou o Prêmio Especial.
* Indicado ao Leão de Ouro.


Imagens do Filme:















Nenhum comentário: