27 agosto, 2011

Entenda como pessoas desconhecidas interferem na sua vida

laços


Sabe quando você está triste e nem sabe por quê? Tudo vai bem na sua vida, no emprego, mas de repente bate aquela dor no peito... "Você não sabe, mas alguma perturbação pode estar acontecendo na sua rede", diz o pesquisador e netweaver Augusto de Franco.

Quando diz "rede", Franco não está falando das mídias sociais, como Twitter e Facebook; ele se refere aos grupos dentro dos quais as pessoas têm laços com outros participantes. Ou seja, se pessoas desconhecidas que façam parte do seu círculo de amizades estiverem tristes, podem causar desconforto em você.

Para o médico e pesquisador de Harvard Nicholas Christakis, o estudo das redes sociais veio após observar fenômenos de saúde. Você deve conhecer alguma história em que um idoso morre e, pouco tempo depois, seu companheiro também falece. É o que os médicos chamam de "efeito do viúvo", e acontece porque os laços foram cortados, deixando as pessoas desamparadas. Estudando esse efeito, Christakis começou a se perguntar se as consequências da interrupção dos laços sociais também seriam fortes para outros tipos de relações, como de amizade, de parentesco e, finalmente, com pessoas que nem conhecemos.

Pesquisa após pesquisa, ele foi comprovando a força dos laços na vida das pessoas. Uma de suas primeiras descobertas foi sobre como as emoções podem ser surpreendentemente contagiosas. Um exemplo foi o estudo realizado com alunos de faculdade que, designados para dividir o quarto com colegas moderadamente deprimidos, foram ficando mais e mais deprimidos ao longo de três meses. Pode parecer estranho, mas tristeza "pega" que nem gripe.

Ansiedade e felicidade também se alastram feito fogo pelas redes. Ter amigos felizes aumenta nossa chance de felicidade mais do que ganhar mais dinheiro. E, se esses amigos tiverem amigos felizes, nossa chance fica ainda maior. O curioso é que, estando contentes, acabamos atraindo mais amigos, que por sua vez também vão contribuir para o nosso bem-estar. É uma espiral ascendente positiva.

Até mesmo o contato com desconhecidos nos afeta, como pode atestar qualquer um que saiu satisfeito de um restaurante depois de ter sido atendido com um sorriso. Nosso cérebro foi treinado para a empatia, para sentir o que o outro está sentindo, para imitar, mesmo sem perceber, as emoções e expressões faciais de quem está à nossa volta.

amigos



Ter amigos felizes aumenta nossa chance de felicidade 

Laços poderosos



Mas até que ponto essa influência se estende? Será que afetamos apenas nossos amigos e os amigos deles, ou isso se estende ainda mais longe? Segundo Christakis, em seu livro Connected ("Conectados", ainda não publicado no Brasil), a influência continua até três graus de separação (seu amigo está a um grau de você, o amigo do seu amigo está a dois graus, e assim por diante). Depois disso, o efeito some.

Se ações e hábitos se espalham a três graus, é aí também que costumamos recorrer para encontrar nossos parceiros amorosos. A Pesquisa Nacional da Saúde e da Vida Social dos Estados Unidos de 1992 descobriu que 68% das pessoas conheceram seus companheiros depois de terem sido apresentadas por um amigo em comum.

25 agosto, 2011

Descubra se o seu namorado tem vocação para ser seu marido

 
Casal feliz
Você conheceu um cara incrível e o relacionamento está sério o suficiente para pensar em casamento. Mas será que ele é mesmo o homem da sua Vida? Não deixe para tomar essa decisão quando estiver com aliança no dedo ou, pior, ao pé do altar. Veja 6 pontos essenciais que você deve analisar antes de dizer sim


1. Não ignore o passado dele
Existe um capítulo na história do seu príncipe em que ele parecia ser outra pessoa? Reflita se consegue sobreviver a um vale-a-pena-ver-de-novo. Claro que ele pode se aprimorar e aprender com os erros, mas algumas atitudes são tão intrínsecas que dificilmente desaparecem. Examine se as atitudes que você desaprova aconteceram em um período específico da vida dele ou se fazem parte de sua personalidade. Por exemplo: se ele vivia na balada porque morava com festeiros, provavelmente foi apenas uma fase. Mas, se o motivo para ele cair na gandaia era porque estava estressado, pode ser que o hábito esteja ligado a quem ele é.

2. Lembre-se do essencial
Seu namorado sabe pedir um bom vinho, fala três línguas, é popular e se veste como um modelo. Tudo isso é incrível, desde que ele também tenha os outros adjetivos que importam em um relacionamento. Ah, e na hora de analisar as qualidades do gato também leve em consideração o lado negativo delas. Por exemplo, você pode amar o fato de ele ter uma carreira bem-sucedida, mas, se o moço precisa viajar muito a trabalho, será que o sucesso profissional vai compensar a falta que faz na sua rotina?

3. Aceite-o como ele é hoje
Seu amor está fazendo MBA e pretende se tornar o presidente da empresa onde trabalha. O futuro é promissor, mas e se o único resultado de tanto estudo forem boletos da universidade? Pois é. Case-se com o homem que ele é hoje, não com o que espera que ele se torne. E, se a busca pelo anel estiver sendo motivada pela preocupação com a conta bancária, corte-a desde já. Se você acredita que dinheiro traz felicidade, pense na quantidade de casais ricos e infelizes que existem por aí...

4. Observe a família dele
Ao casar com seu amor, você levará a família dele de brinde. Sim, ela será seu presente de casamento mais permanente. E vale se lembrar de que essas pessoas não vão estar apenas na igreja, mas também no hospital quando seus filhos nascerem, nos feriados e, muito provavelmente, no sofá da sua sala para longas visitas. Além disso, vocês precisam estar de acordo sobre quanto permitirão que as famílias participem da sua vida. Mesmo que os pais ou irmãos do gato sejam realmente incríveis, ele deve ficar do seu lado e respeitar sua decisão antes de tudo, e não perguntar a opinião da mãe quando seu caçula estiver gripado, não é mesmo?

5. Se não rolar química, dispense
Ele pode ser lindo, simpático, inteligente, bem-sucedido... Mas, se você não tem vontade de arrancar as roupas dele de vez em quando, desista. Não precisa ser aquela coisa selvagem, mas tem que ter faísca - a não ser que você não se importe em viver um casamento assexuado. Sexo maravilhoso não faz os problemas irem embora, mas com certeza ajuda a atravessar momentos difíceis.

6. Postergue os prazos estabelecidos
Por mais que tente negar, a maioria das mulheres estabelece uma idade ideal para dizer o "sim" - e, conforme ela se aproxima, aumentam os riscos de casar com o homem errado por pura pressão. Para saber se esse é o seu caso, pergunte a si mesma se ficaria com o gato se o tivesse conhecido anos antes. Resposta negativa? Reconheça que seu desejo de entrar na igreja pode ser apenas pavor de ficar sozinha ou de não ter filhos. Acredite: se realmente quiser ser mãe, isso vai acontecer de um jeito ou de outro, ainda que fora do script. Casar com alguém que você não ama loucamente não é o melhor atalho.

24 agosto, 2011

Aprenda a escolher os sapatos que não causam dores nos pés


Não é preciso destruir os pés e a coluna para desfilar por aí poderosa. Submetemos os hits da coleção outono-inverno – de rasteirinhas a saltos do tipo arranha-céu – à análise da ortopedista Cibele Réssio, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma apaixonada por sapatos que tem mais de 400 pares em seu closet. Sabendo escolher, dá para usar de tudo (sem morrer de dor!)  

Compense o salto É possível usar salto alto e não sofrer as conseqüências de cada centímetro. “Escolha modelos com plataforma na frente: ela diminui a curvatura causada pela altura”, diz a ortopedista Cibele Réssio.

Renda-se às tiras Quanto mais alto o salto, maior a necessidade de manter os sapatos bem presos aos tornozelos. “A estabilidade diminui o risco de torções”, explica Cibele. Tiras grossas são as campeãs em segurança.

Seja flexível Sapato duro é calo na certa. Além de causar bolhas e joanetes, os modelos rígidos não acompanham o movimento natural do passo”, diz a médica. Prefira os de pelica ou camurça, que acomodam melhor os pés.

Não se iluda Jamais compre um par aperta do contando que ele vai lacear com o tempo. Isso raramente acontece. Se seu pé pende entre dois números, sempre prove o modelo em ambos os tamanhos. Outro truque esperto: procure fazer as compras no fim da tarde, quando os pés já estão inchados.

Fique firme Na compra, repare se o par tem solado antiderrapante, de preferência de borracha. Sola lisa é sinônimo de tombo feio.

Pegue mais leve Evite plataformas de materiais pesados, que vão exigir um esforço grande dos pés na hora de caminhar. No fim do dia, eles e suas costas agradecem.

Não exagere Bico fino mais salto alto é igual a joanete. “Nos sapatos que combinam esse dois itens, o peso do corpo se concentra nos ossos da frente do pé, causando dor, calos e deformidades”, alerta a ortopedista.

Varie os modelos Esta é a melhor notícia para as mulheres: usar um sapato diferente a cada dia faz muito bem à saúde. Evita que as mesmas áreas dos pés sejam exigidas por dias seguidos e acabem sendo lesadas                

Book sensual para noivas




Que tal presentear o seu noivo com algo bem inusitado e picante? E não estamos falando apenas de uma lingerie provocante e sim muito mais do que isso. Que tal posar para fotos sensuais para agradá-lo?

Se você curtiu a idéia, a dica é fazer um book sensual. O boidoir ou book sensual, como é mais conhecido, é um álbum de fotografia onde a mulher, no caso a noiva, fotografa em poses e com trajes sensuais. Ele tem sido usado por algumas noivas para presentear os seus futuros maridos.

A fotografa do Espaço Beleza Pura  Lais Carvalho  têm optado por esse estilo, onde transformam a mulher comum em uma femme fatale. Vale lembrar que tudo é previamente determinado e combinado com a noiva para fazê-la sentir-se o mais à vontade possível. E a sessão pode acontecer antes do grande dia ou depois da celebração.



Escolha o melhor ambiente para fotografar
A sessão de fotos pode acontecer no lugar onde desejar em uma suíte de motel, em uma praia, casa de campo ou até mesmo no espaço Beleza Pura. A equipe que participa da sessão é composta por uma fotógrafa, assistente e cabeleireira/maquiadora. Um dica interessante é que o número de pessoas é reduzido para que a mulher não fique inibida. Basta dedicar umas cinco horinhas do seu dia, escolher o melhor local e fotografar.



O traje - abuse da sensualidade
Mas o que vestir numa sessão dessas? Use a sua imaginação, mas se quiser algumas dicas: lingeries da linha Magnolia tem varias opção, cinta-liga, espartilho, bota, meia 3/4, luva e máscara são os mais utilizados.caso queria adquirir essa linha envie um email para analumagnolia@yahoo.com.br

Então, deixe a timidez de lado e apimente ainda mais a sua relação com esse presente regado com uma boa dose de sensualidade. Você não vai se arrepender!

22 agosto, 2011

12 Mandamentos para alavancar sua carreira

Mulher no trabalho




Cansada de gastar neurônios e sola de sapato no trabalho? Então confira algumas ideias que são tiro e queda para arrancar você do marasmo profissional rumo ao sucesso.

1. Mate-se de trabalhar, sem escolher trabalho
A maioria dos jovens precisa dar um duro danado no começo da carreira, assumindo responsabilidades abaixo de sua capacidade, como cuidar dos assuntos pessoais de uma chefe ocupada ou refazer sua agenda inteirinha. Nada disso é o que se pode chamar de subir degraus, mas você deve acreditar que o trabalho do momento é apenas parte da odisseia que enfrentará rumo a um futuro glorioso.

2. Tope qualquer parada
Mesmo que se trate de uma tarefa abominável, aceite fazer qualquer coisa que possa ajudar sua chefe. Sua postura diante dela deve ser: não se preocupe, só quero ser útil. Deus sabe que você não está levando trabalho para casa por causa dela, mas por sua causa. Quer dar um rumo à sua vida e ganhar dinheiro, dinheiro de verdade? O jeito de chegar lá é se empenhando. E, é claro, certifique-se de que lhe seja dado o devido crédito. Não adianta absolutamente nada dar plantão no sábado à noite se ninguém ficar sabendo.

3. Aceite e peça tarefas extras
Você pode não estar preparada ainda para representar a empresa num seminário, mas é fundamental que todo mundo saiba o que já está apta a fazer. Se tem ideias para melhorar o fluxo do seu departamento, diga. Mas, cuidado: primeiro, tenha absoluta certeza de que é capaz mesmo de dar conta do recado.

4. Cumpra rigorosamente os horários
A regra mais importante para qualquer funcionário é chegar sempre na hora certa - ou um pouco antes.

5. Faça o que tem de fazer já
A maneira mais eficiente para ser notada logo de saída é executar tudo imediatamente.

6. Aja de forma agressiva... mas sem agredir
Todas nós conhecemos criaturas que fazem com que a gente se sinta insignificante. Esses tipos até alcançam altos cargos, mas geralmente despencam lá de cima, porque agressividade é tudo o que têm. E pode crer: nada substitui cérebro, mais uma boa dose de charme e trabalho duro.

7. Seja sexy, e daí?
Não há nenhuma razão para você pôr terninhos escuros e camisas fechadas até o queixo se odeia esse tipo de roupa. Seriedade no vestir é um dos caminhos para o sucesso, mas não o único. Use tudo o que a faz se sentir bonita, confiante, à vontade - desde que não tenha um decote até o umbigo. Nunca vi uma mulher perder uma promoção por causa de roupas "erradas", quando seu cérebro e seu entusiasmo estavam nos lugares certos.

8. Não despeje problemas pessoais no escritório
Compartilhe seus dissabores com uma ou duas colegas mais próximas, mas nada de despejar um caminhão de melancia em cima de sua chefe. Embora ela precise ficar a par de problemas sérios, não deve ser encarada como uma espécie de padre confessor.

9. Deixe a chefe se sentir o máximo
Seu trabalho é cuidar para que ela fique numa boa, enquanto você abre caminho para chegar aonde quer. Não se preocupe se a mandachuva receber todos os créditos por algo que você fez. Isso acontece e não é tão ruim como parece. Se ela está subindo dentro da empresa, há grandes chances de levar você junto.

10. Saiba usar o telefone
Grande parte da sua vida profissional depende de telefonemas. E de seguir algumas regras básicas a respeito:

· Mesmo que a pessoa atenda logo a sua chamada, sempre pergunte se está ocupada. Não parta do princípio de que ela (ou ele) tem tempo de sobra;
· Agradeça às pessoas que ocupam cargos mais altos do que o seu por terem respondido logo à sua ligação - afinal, não são obrigadas a fazer isso;
· Corte o papo de quem desperdiça seu tempo falando sem parar.

11. Aprenda a encaixar os golpes
A maioria dos mortais bem-sucedidos continua sendo vulnerável. Estrelas de cinema e TV são arrasadas pelos críticos e ficam magoadíssimas. Presidentes são acusados das maiores vilanias e revidam. Se você é apaixonada por alguma coisa, vai se machucar, muitas vezes. Mas não deve se deixar abater nem se retrair.

12. Fique amiga de todo mundo (principalmente da chefe)
Dar-se bem com os colegas é cinquenta (talvez sessenta ou mesmo setenta) por cento de garantia para o sucesso - mas isso não significa necessariamente ser íntima do pessoal, ou a alegria do escritório. Não vai fazer mal à sua carreira se as pessoas a acharem simpática e charmosa.

Por que as pessoas faz fofoca no trabalho

Casal conversando no trabalho


Todo mundo faz comentários sobre a vida alheia. Mas falar é bem diferente de questionar a reputação ou o caráter de alguém, certo? A compulsão por fofoca atrapalha a carreira de quem a pratica e dos que estão ao redor. Saiba os motivos que levam alguém a fofocar e saiba como combater esse mal.

Desmotivação
Dois motivos clássicos levam um funcionário a perder o brilho nos olhos e começar a fofocar: falta de promoção e de aumento de salário depois de certo período. Mas há um terceiro que nem todo mundo nota, que é a repressão. "Pessoas tidas como fofoqueiras são, em geral, mais extrovertidas do que as outras", diz o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz.
A disseminação: "Insatisfeito, o fofoqueiro passa a praticar uma espécie de bullying adulto para encontrar sentido na rotina. Ataca os 'diferentes', como aqueles que estão satisfeitos ou que têm características físicas peculiares", avisa Ferraz.
O antídoto: se desmotivação não é com você e a panelinha atacar, entenda como prova de que sua carreira está no trilho certo. Os pontos que os outros criticam podem ser os trunfos que fazem você se destacar na multidão.

Comunicação falha
A comunicação interna deficiente também é um dos principais detonadores da fofoca no trabalho. Se a informação é transmitida a um número restrito de pessoas, vai valer ouro nas mãos - ou melhor, na boca - daqueles poucos que a detém.
A disseminação: a gerente divide apenas com a pupila que haverá corte de custos. Esta conta para a melhor amiga, que pede segredo à outra, que comenta... O telefone sem fio vira: "Metade da empresa vai ser demitida".
O antídoto: Ir direto à fonte demonstra maturidade. Tendo abertura, você pode contar ao chefe quais são os rumores - sem citar nomes - e perguntar se seu trabalho é visto com bons olhos.

Inveja
A inveja é como uma bactéria: precisa de um ambiente propício para se instalar. E nenhum habitat é mais convidativo para a fofoca do que uma empresa que faz da competitividade entre os colaboradores sua marca. Não significa que todo competidor seja invejoso, claro, mas aquele que não confia no próprio taco assume esse papel. Se o outro tem e ele não, solta comentários maldosos do tipo: "Só chegou lá porque saiu com o diretor".
A disseminação: "O brilho alheio desencadeia um sentimento de irritação rancorosa", observa a psicóloga Dorit W. Verea. É uma autodefesa.
O antídoto: Ao ser alvo desse tipo de fofoca, a saída inteligente é ter frieza e equilíbrio. Não precisa pedir desculpas ou justificar que merece os frutos colhidos nem ficar de conversinha com o alto escalão só para mostrar que chegou lá. Sucesso não se explica, se conquista.

Vontade de agradar
"Por favor, me aceite!", parece gritar a colega da sala ao lado ao surgir com aquela notícia bombástica. Pessoas que pecam pela vontade de agradar são extremamente carentes e desejam compartilhar a informação que receberam para se sentir parte de uma turma. Isso ocorre provavelmente porque se consideram deixadas de lado.
A disseminação: Geralmente, os carentes profissionais não iniciam a fofoca, são meros agentes difusores. "Querem mostrar acesso a informações privilegiadas", diz a gestora Marcia Bandini.
O antídoto: estar no centro das atenções tem um preço, mas pode ser compensador. Quando você é o alvo, vale demonstrar - não precisa dizer nem adotar um ar superior - que seus ouvidos têm melodias melhores do que fofocas para escutar.