10 março, 2012

Espante a tristeza de sua vida



Que todo mundo tem dias ruins, isso é fato. Mas nada como a esperança de um dia melhor para nos fazer voltar a ter ânimo novamente. "Todos estamos submetidos a muita pressão, cobranças contínuas e isso afeta cada um de forma diferente", explica Raphael Boechat, professor de Psiquiatria da Universidade de Brasília (UnB).

No entanto, algumas pessoas enfrentam tantos contratempos juntos que não conseguem se recuperar. Um bom meio de se autoconhecer e não deixar as situações chegarem nos extremos é fazer uma terapia. Mas se você não tem costume de pedir ajuda profissional, é importante ficar sempre de olho nas suas reações e perceber qual é o seu limite. Assim, você pode evitar entrar em um estado de baixo astral permanente, caracterizado pela depressão.

Como reconhecer os primeiros sintomas de que você pode estar enfrentando esse problema? Fadiga, ansiedade constante, alterações imunológicas, que deixam a pessoa mais propensa a doenças, e outras formas de esgotamento devem ser observados com cautela, segundo Boechat.

Caso esses sinais de alerta persistam por muito tempo, você pode estar caminhando para um estado depressivo, cuja principal característica é a falta de energia sem causa aparente, que se transfere para qualquer atividade que for desenvolver, de lazer a negócios.

Preste atenção em si mesmo

Quando o quadro fica sério, outros sintomas podem aparecer, como profunda tristeza, alterações no apetite, no sono e no desejo sexual, além da perda da capacidade de concentração. Muitas vezes a pessoa não percebe que está com problemas. Assim, o apoio da família e dos amigos é fundamental para ajudar a identificar qualquer mudança de comportamento que se pareça com um quadro depressivo.

Mulheres entre 40 e 50 anos também devem redobrar a atenção. “Com a queda da produção de hormônio, a possibilidade de cair em estados depressivos aumenta”, esclarece o professor da UnB. Por isso, entre os afetados por esse mal, dois terços são do sexo feminino, e a maioria se encontra nessa faixa etária.

Agora, se mesmo com todas as informações disponíveis você é uma daquelas pessoas que consideram a depressão uma desculpa para não querer fazer nada, reveja seus conceitos. Menosprezar a doença pode agravar o problema.

O mais importante é lembrar que a depressão tem tratamento. Com pequenos gestos, como prestar atenção em si mesmo, você pode ter uma vida muito mais feliz.

Deixe a tristeza de lado

06 março, 2012

Elegante na chuva

É possível enfrentar garoas e tempestades com muito conforto e beleza. Basta escolher as peças certas



Em dias de chuva – tão comuns nessa época do ano -, é preciso atenção especial ao escolher suas roupas e acessórios. A decisão correta pode ajudá-la a evitar situações desagradáveis, como passar horas usando uma peça molhada. Por isso, se você vai para o trabalho logo cedo, deve sair de casa com capa, guarda-chuva e demais itens que a protejam da umidade, mantendo-a sempre bonita e seca.

O calçado ideal
O primeiro cuidado é optar por sapatos fechados, com solados de borracha, que evitam escorregões nos pisos molhados. O material também deve ser observado: deixe os de camurça de lado, pois ela absorve a umidade, e invista no couro, no verniz e até no plástico. “As botas flats de cano curto, além das sapatilhas plásticas, são ótimas opções. As galochas – aquelas botas de plástico que até bem pouco tempo eram vistas apenas nos pés dos açougueiros, bombeiros e de outros trabalhadores – invadiram as ruas e viraram um item fashion. Confortáveis, impermeáveis e charmosas, elas dão um toque moderno ao look e mantêm os pés sempre sequinhos”, diz a consultora de moda Vanessa Akemi. Se quiser deixar o visual ainda mais bacana, escolha galochas com as cores e estampas que são tendência nesta temporada, como animal prints, arabescos e flores. Um charme!

Protegida - e com estilo!
Durante o verão, sair de casa com guarda-chuva é essencial para que as tempestades não a peguem desprevenida. “Os pequenos, que cabem em qualquer bolsa, são superpráticos. Dê preferência aos modelos de alumínio, pois têm maior durabilidade. Poás, xadrez e coloridos são sempre bem-vindos. Os transparentes também deixam o look charmoso”, aconselha Vanessa.
E o melhor: não é preciso combiná-lo com o restante da produção, pois a tendência desta estação é fazer um mix de estampas e cores. Mas, atenção: diante de um temporal, o guarda-chuva não será suficiente para protegê-la da água. “Neste caso, vale a pena usar uma capa ou um trench coat - para evitar molhar a perna, os de comprimento longo são mais indicados”, orienta a consultora. Opte por tecidos impermeáveis, como o gabardine, em cores clássicas e fáceis de combinar, por exemplo, preto, azul-marinho e tons de cáqui.

Algumas dicas ..












A galocha é um calçado super confortável e protege os pés quando precisamos andar em dias chuvosos. Além dos pés, a bota também previne imprevistos como a barra molhada das calças, pois as usamos por dentro. Aqui no Brasil, não possuímos o costume de usar a galocha, mas lá fora é um hábito da mulherada. Se aproveitando desse hábito e também da tendência da volta das galochas, algumas marcas investiram no modelo do calçado, como é o caso da Capodarte. A marca desenvolveu três tipos de galocha usando couro, plástico e tecido (no caso do matelassê). Outra marca brasileira super conceituada é a Melissa que, em parceira com Vivienne Westwood, desenvolveu os modelos de galocha de cano baixinho, em vários modelos.