05 fevereiro, 2013

Como calcular a tabelinha e descobrir o período fértil








Grande parte das mulheres tem o desejo de um dia serem mães. Muitas vezes isto acaba acontecendo de forma totalmente natural, sem nenhuma programação, enquanto que para outras, é necessário um planejamento, uma organização e, entre tudo isto, também ficam as exigências do seu corpo, entre elas, o período fértil. Veja como calcular a tabelinha descobrir as datas do seu período:

A tabelinha pode até ser famosa, no entanto não é muito confiável como muitas pessoas acreditam. Ela existe e pode servir como base, apenas isso, porém não podemos depender somente dela para se programar. Por exemplo, se você acha que tendo relações sexuais nos períodos da tabela considerados inférteis não corre nenhum risco, sem se proteger, é melhor tomar cuidados, pois o nosso organismo é muito complicado e instável.

O período fértil que citamos acima é a etapa do calendário mensal na qual a mulher está ovulando, ou seja, que ela pode estar pronta para engravidar. Um ciclo normal tem geralmente vinte e oito a trinta dias. O período fértil ocorre no centro deste ciclo, ou seja, lá pelos dias doze a quinze. Lembrando que isto não é aconselhável caso você não queira engravidar.

Para saber corretamente os dias certinhos da tabela, marque o dia em que você menstruou. A partir deste primeiro dia começa o ciclo. Contando consecutivamente, seu período fértil é, então, mais ou menos doze a quinze dias após menstruar. Se você pretender ter um bebê está pode ser uma boa dica para planejamento, mas se você quer proteção, o melhor é investir em algum tipo de método contraceptivo.



Matéria de Ingrid de Castro.