05 julho, 2011

O Envelhecimento





O tempo deixa suas marcas… O envelhecimento é consequência da progressiva degeneração dos tecidos, principalmente por afetar o DNA, modificando as informações genéticas e provocando desorganização celular. Átomos ou moléculas que possuem elétrons desemparelhados são chamados radicais livres. Aparentemente, a formação de radicais livres é facilitada por determinadas circunstâncias, como exercícios físicos muito extenuantes, fumaça de cigarro, exposição ás radiações e ao sol, poluição atmosférica intensa, pesticidas, alimentos gordurosos e determinados metais.

Um radical livre relativamente comum é o superóxido (O2-), um dos mais importantes fatores responsáveis pelo envelhecimento celular. Forma-se quando uma molécula de oxigênio (O2) recebe um elétron adicional. Os radicais livres são quimicamente instáveis e, muito reativos. Além do DNA, já mencionado, podem degradar outras substâncias orgânicas importantes, como lipídios componentes das membranas celulares e proteínas.

A ligação a uma proteína chamada colágeno - presente na pele e nas articulações- explica o aparecimento de rugas e artrite, com o envelhecimento. Os radicais livres estão relacionados, ainda, à aterosclerose e ás doenças cardíacas (porque facilitam a formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos), ao desenvolvimento de câncer, anemia e doença de Parkinson.

Como Combater os Efeitos Negativos dos Radicais Livres no Corpo?

As células possuem mecanismos de reparação contra os danos causados pelos radicais livres. Nos peroxissomos, por exemplo, existem enzimas capazes de converter radicais livres em substâncias inofensivas. Substâncias antioxidantes - como as vitaminas B6, C e E, além do betacaroteno (precursor da vitamina A, presente na cenoura e nos brócolis, por exemplo) – podem inativar quimicamente os radicais livres.
Para combatê-los devemos comer frutas, legumes, verduras, hortaliças e fibras para ajudar no bom funcionamento do organismo.
Devemos fazer diariamente exercícios físicos, pois eles combinados com uma boa alimentação ajudam a ter energia .

03 julho, 2011

Dicas de como Trabalhar em casa



Mulher trabalhando em casa


Para se dar bem trabalhando de casa, é preciso aprender a administrar os horários. Em um emprego convencional, você tem hora para entrar, para almoçar e para ir embora. Em casa, convém impor esse mesmo esquema, disciplinando-se. Confira algumas dicas e organize-se melhor:


Capriche no visual
Por estar em ambiente doméstico, é grande a tentação de não se arrumar ou até mesmo de dar expediente de pijama. Não caia nessa. Vista-se como se fosse trabalhar fora. É uma forma de valorizar para você mesma a sua atividade, além de manter a auto-estima em dia.

Contatos pessoais
Não descuide de seus clientes ou colegas de profissão. Reserve espaço em sua agenda para pelo menos um almoço ou happy hour por semana com eles. Assim você fica em contato com as novidades de sua área de atuação, além de construir uma rede de relações que poderá ajudá-la a conseguir contratos e outros negócios.

Administre seu negócio
Cabe a você cuidar dele. Portanto, tem que dominar alguns conhecimentos sobre gerenciamento. Vale manter uma agenda de cursos de atualização, como os oferecidos pelo Sebrae, que são feitos sob medida para pequenos empreendedores.

Limites
Defina com as pessoas da casa - filhos, marido, empregada - as situações em que você pode ser interrompida quando estiver trabalhando. Parece óbvio, mas sem isso eles não a deixarão em paz.

As Vantagens e Desvantagens de ser Mulher de Trabalho

Mulher no trabalho

Que a mulher tem um modo peculiar de fazer as coisas, ninguém discute. Que as empresas estão em busca de suas habilidades, também é fato. Mas será que esses talentos, sozinhos, garantem uma trajetória de sucesso? Veja a seguir

Talento de malabarista
A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo sem deixar a peteca cair é uma das características femininas que o mercado mais persegue. Em uma simples viagem aérea, você comprova essa habilidade. Seja no escritório, seja na fábrica ou atrás do balcão, versatilidade vale ouro.
Onde mora o perigo: o risco é cair na tentação de dar um passo maior do que as pernas. Outro risco é entrar para a estatística das vítimas de stress.

Direto ao ponto
Mulher detesta perder tempo. Prática como ela só, amaldiçoa discussões longas e improdutivas. Já os homens esticam uma reunião e saem da sala com uma lista de coisas para fazer.
Onde mora o perigo: tudo bem que você seja prática e objetiva, rápida no gatilho para tomar decisões. Mas muito cuidado para não confiar demais no próprio taco, a ponto de achar que é a dona da verdade.

Olho para detalhes
O cérebro masculino se interessa menos por detalhes e é mais propenso a movimentos físicos maiores. Em territórios tradicionalmente masculinos, como a construção civil, mulheres que tiram partido desse dom se destacam.
Onde mora o perigo: o desafio é treinar a tolerância e não se deixar levar pela busca de padrões inatingíveis.

O precioso sexto sentido
A intuição já não é encarada como mera esquisitice. Na prática, significa, entre outras coisas, que a mulher percebe quando o clima está pesado antes que alguém se manifeste. E monitora, com mais facilidade, o bem-estar da equipe.
Onde mora o perigo: o problema começa quando a chefe deixa de ser compreensiva para se tornar condescendente, a ponto de permitir que assuntos domésticos se confundam com a rotina do trabalho.


O que acontece quando a sensibilidade é posta de lado
A consultora Stefi Maerker já viu muita executiva de primeiro escalão riscar do dicionário palavras como sensibilidade e intuição. "Elas batalham tanto para chegar lá que se tornam agressivas para se proteger. Não é por acaso que muitas secretárias não gostam de trabalhar para outras mulheres." A tendência, porém, é que esses recursos se tornem dispensáveis. Palavra de Max Gehringer: "As mulheres ainda vão criar e aperfeiçoar o estilo feminino de gerenciar. Quando acontecer, muita gente vai se perguntar: 'Será que os homens, agora, terão de se tornar mais femininos?'"

Matérias relacionadas