07 junho, 2012

DIETAS como emagrecer para sempre



Ana Holanda*

Comer de tudo um pouco, com muito bom senso. Esta é a receita mais tradicional, honesta e certeira para perder e manter o peso e a saúde. Quando o assunto é dieta, saber exatamente o que funciona o que não funciona e porque ajuda a conquistar o peso ideal. Para sempre!

.Dá para passar o verão só com frutas

Mito. Toda dieta que prioriza apenas um tipo de comida é furada. Há dezenas de exemplos por aí: só proteína, só frutas, só sopa etc. Além de ser difícil de fazê-la por muito tempo, você pode fazer mais mal do que bem para seu corpo. Pior, pode ter efeitos desagradáveis, como mal-estar, dor de cabeça, tontura e até mau humor, causados pela falta de nutrientes. A ausência de carboidratos, como pães, biscoitos, massas, por exemplo, causa mau hálito. E se a dieta for só de proteína, como carnes e gorduras, pode levar a problemas no coração, nos rins e aumento do colesterol.

.Nas dietas com poucas calorias, você emagrece rápido, mas depois acaba engordando tudo de novo

Verdade. Isso acontece porque com essas dietas, em geral, não se mudam os hábitos alimentares. Se você come tudo errado vai voltar a engordar. Pior, quando se emagrece rápido se perde mais músculo do que gordura e corre-se o risco de fazer uma grande bagunça no organismo, causando, inclusive, ausência de menstruação e problemas de fertilidade. E mais: sem uma atividade física, dietas a jato deixam a pele flácida. O ideal é emagrecer um quilo por semana, em média.

.Mais difícil do que emagrecer é se manter magra

Verdade. Isso acontece por um processo simples: quando você engorda, aumenta a quantidade de células que armazenam gordura. Quando se perde peso, e essas células esvaziam, seu cérebro entende isso como um prejuízo, porque a gordura é também "estoque de energia". E a tendência é repor o estoque, ou seja, voltar ao mesmo peso de antes da dieta. Como evitar isso? Comendo certo - alimentos pouco calóricos, ricos em todos os nutrientes, em pequenas quantidades e sem pular as refeições - e fazendo exercícios.

.Depois de um tempo fazendo dieta não dá para perder mais peso

Depende. O que acontece é que o emagrecimento se torna mais lento porque o organismo encara isso como um período de carência, afinal seu estoque de gordura está diminuindo, então começa a economizar energia.

.Efeito sanfona é ruim para a saúde

Depende. Emagrecer e engordar três, quatro, cinco quilos freqüentemente não traz danos para seu corpo. Mas a mesma regra não vale quando são dez, 20 quilos ou mais, porque as mudanças que acontecem são muito grandes. O coração, os rins e outros órgãos precisam estar a todo momento se adequando a seu novo tipo físico, e isso é péssimo para sua saúde.


.Não dá para emagrecer sem exercícios

Depende. Para emagrecer é preciso fazer uma conta matemática simples: a quantidade de calorias que se adquire comendo tem que ser sempre menor do que a gasta. Assim, o que faltar para o seu organismo funcionar é retirado das gorduras extras espalhadas pelas coxas, barriga e braços. Ao praticar alguma atividade física aeróbia, como corrida, caminhada, natação, você acelera este processo de emagrecimento, porque este tipo de malhação, feito por pelo menos 45 minutos, ajuda a queimar gordura. Musculação e ginástica localizada transformam gordura em músculo. Pesquisas mostram, ainda, que a maior parte das pessoas que emagrecem e se mantêm magras pratica algum exercício na rotina diária.

.Remédios para emagrecer viciam

Depende. Existem vários tipos de remédios que funcionam como uma espécie de "empurrão" para quem não consegue emagrecer muitos quilos. Mas não devem ser prática comum ou ter papel de muleta para quem reclama de quatro ou cinco quilos a mais. Alguns aumentam a sensação de saciedade ou diminuem a absorção de gorduras. As tão populares anfetaminas, por exemplo, inibem o apetite, mas mexem com o sistema nervoso, deixando a pessoa muito agitada e nervosa. Tranqüilizantes e antidepressivos também costumam ser receitados para ajudar a diminuir a ansiedade e, assim, a compulsão. Todos devem ser usados com acompanhamento médico e ter sua utilização reduzida até que se consiga continuar a dieta sem as pílulas.

.Dá para emagrecer comendo sanduíche

Verdade. É claro que não vale hambúrguer lotado de queijo ou molhos de maionese e creme de leite. Os sanduíches são, inclusive, uma alternativa para quem trabalha fora e não tem opções de refeições pouco gordurosas perto do escritório. Uma dica é preparar lanches com recheios de salada (alface, tomate), atum ou peito de peru, queijo branco, ricota e, se você quiser, um pouquinho de azeite. Tudo isso num pão rico em fibras, como o integral ou de sementes de linhaça.

.Comer alimentos com menos calorias ajuda

Depende. Trocar, por exemplo, um pão com manteiga por uma torrada com geléia dietética pode dar na mesma se você exagerar na quantidade de geléia. Quanto a pão e torrada, a quantidade de calorias é similar.

.Comer carboidratos à noite engorda

Mito. Mais uma vez o que vale é a quantidade de calorias ingeridas. O ideal é comer pouco e várias vezes ao dia. Isso ajuda a acelerar o metabolismo.

.Shakes para emagrecer são uma boa alternativa

Depende. Se você tomar apenas shakes, que são pobres em nutrientes, vai cometer o mesmo erro de tentar perder peso comendo apenas um tipo de comida. Uma idéia é incluí-los em uma das refeições. Além disso, tomar shakes como única fonte de alimento é um tremendo sacrifício para o paladar! Comer deve ser um ato de prazer. A expressão "comer com os olhos" é uma grande verdade. A visão de um prato com alimentos gostosos, coloridos e bem-arrumados faz com que o cérebro mande mensagens para o organismo. O primeiro sinal é a boca se encher de saliva. Mastigar pausadamente é outra maneira de se saciar mais rapidamente, porque você dá tempo para o organismo mandar outra mensagem para o cérebro. Dessa vez, avisando que você está se alimentando e, assim, parar com a sensação de fome.


Criticadas pela maior parte dos endocrinologistas, essas dietas fazem fama quando celebridades anunciam que emagreceram vários quilos seguindo algum regime mirabolante. Na maioria dos casos, se não houver uma mudança nos hábitos alimentares, a tendência é reaver todos os quilos extras ao parar a dieta.

.Dieta da Lua

Este é o tipo de dieta que parece lenda: todo mundo já fez, mas ninguém sabe como ou onde surgiu. No dia da mudança da Lua é preciso ficar 24 horas sem comer. Só vale beber líquidos, como sucos, shakes e sopa.

Por que não funciona: não dá para emagrecer bebendo líquidos apenas um dia. E, lógico, se o líquido for leite batido com sorvete de chocolate e a sopa for de queijo, pode até haver um ligeiro aumento nos ponteiros da balança.

.Dieta da sopa

Ponha tudo que é verdura e legume numa água quente, cozinhe e coma isso todos os dias. Esta é a fórmula deste regime.

Por que não funciona: primeiro, porque é monótona. É muito difícil - e deprimente - passar semanas ou meses comendo só sopa. Além disso, mais uma vez, a chance de ganhar tudo o que perdeu ao voltar à rotina é quase certa.

.Dieta do dr. Atkins

O dr. Atkins é um cardiologista americano que vendeu milhares de cópias do livro que leva seu nome. Para perder peso ele propõe comer apenas proteína e gordura, ou seja, muita, mas muita carne, ovos, manteiga e nada de arroz, macarrão, pães ou doces.

Por que não funciona: tem gente que emagrece alguns quilos nas primeiras semanas desta dieta, mas, como só come proteína, o organismo dá seus sinais da falta de outros nutrientes: aumento do colesterol, mau hálito, intestino preso e, às vezes, problemas nos rins.

.Dieta de Beverly Hills

O regime foi propagado aos quarto ventos por fazer sucesso entre as estrelas de Hollywood. Nele, se come frutas e nada de proteínas ou gorduras.

Por que não funciona: o principal problema é que, como não acontece uma mudança nos hábitos alimentares, a pessoa até emagrece, mas acaba voltando a engordar quando sai da dieta.

.Dieta do abacaxi

Como o próprio nome diz, basta comer abacaxi e só abacaxi. Se seu estômago resistir - já que a fruta é muito ácida -, você pode até perder alguns quilos nos primeiros dias, mas, com certeza, vai ganhar tudo de novo.

Por que não funciona: é impossível ficar muito tempo comendo um único alimento. Depois de alguns dias a chance de se estar com a boca e o estômago doloridos pela acidez da fruta é grande.

.Dieta da USP

Ninguém sabe ao certo como começou, mas um regime que se auto-intitulava Dieta da USP (Universidade de São Paulo) passou de mão em mão prometendo emagrecer 14 quilos em 14 dias. Além de misturar alimentos ricos em gordura - tem dia que você come vários ovos -, o regime era creditado a especialistas da Universidade de São Paulo. Boato. Na USP, nenhum profissional dá aval ao tal regime.

Por que não funciona: dá até para emagrecer alguns quilos, mas, como não é equilibrada, se feita por muito tempo, pode causar problemas como anemia, fraqueza, mau humor e, mais uma vez, é comum voltar a engordar depois de alguns meses.

.Dieta do tipo sangüíneo

O que você come deve estar diretamente relacionado com seu tipo sangüíneo: A, O, AB ou B.

Por que não funciona: segundo os endocrinologistas não dá para fazer uma dieta baseada apenas no tipo sangüíneo. O que conta são outras características como estilo de vida e hábitos alimentares.

Editora Globo; reprodução; Marcelo Tinoco/Editora Globo; Roberto Setton/Editora Globo; Stela Morato/Editora Globo; Carlos Cubi/Editora Globo

20 dicas e pensamentos para você ter mais criatividade



1. NOTE E ANOTE TUDO. Crie o hábito de anotar tudo que você vê, lê ou venha a
lembrar. Tenha sempre à mão – lápis, caneta e papel –, jamais, confie na memória.
"Você está sempre livre para mudar de idéias e escolher um futuro ou um passado
diferente" (Richard Bach).
2. AVALIE AS ANOTAÇÕES. Defina um dia da semana e faça uma avaliação em suas
anotações. Separe as melhores idéias ou coloque-as em ordem de importância. "A vida
não é ter na mão boas cartas, mas sim saber jogar com as cartas que ela nos dá"
(Josh Billinge).
3. FAÇA UM ESTOQUE DE IDÉIAS. Arquive de forma simples e de fácil acesso.
Procure separá-las por assuntos. Idéias para melhorar sua eficiência, sua qualidade de
vida, seu relacionamento com a família e às pessoas. "Transportai um punhado de
terra todos os dias e fareis uma montanha" (Confúcio).
4. VEJA E OUÇA ATENTAMENTE. Aprenda a enxergar nos olhos das pessoas o que
elas gostariam de dizer e ao ouvir perceba as coisas que não foram ditas. "Você é
aquilo que você faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade – é um
hábito" (Aristóteles).
5. VEJA AS COISAS COMO SE FOSSE A ÚLTIMA VEZ. Tudo deve ser observado com
cuidado e atenção. O processo criativo passa por algumas fases: preparação,
incubação, iluminação, verificação e avaliação. Ligue-se nos "detalhes" – são eles que
fazem a diferença –, "Aproveite bem as pequenas coisas. Algum dia você vai saber que
elas eram grandes" (Robert Brault).
6. ATIVE A SUA CURIOSIDADE. Veja tudo como se fosse a primeira vez, observe os
lugares e as coisas. Fale com o maior número de pessoas, independente da sua
classificação social, raça ou religião. "Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas
muitos crescem recolhendo filetes de água" (Ovídio).
7. CRIAR DEVE ASSOCIAR-SE ÀS PESQUISAS. Acostume-se a fazer perguntar: O
que, Como, Por quê, Onde, Quem, Qual, Quando. "É melhor fazer algumas perguntas
do que achar que sabe todas as respostas" (James Thurber).
8. AMPLIE O SEU CONHECIMENTO. Assista filmes (independente da época que
foram produzidos), faça viagens, leia livros, conheça novas pessoas, assista
transmissões esportivas, musicais, palestras. "As idéias são como filhos errantes:
aparecem quando menos se espera" (Bern Willians).
9. NUNCA "ACHE" NADA. PROCURE "ENTENDER". Não faça julgamentos precipitados
através da "achologia". Ser criativo requer dedicação, metodologia, determinação e
persistência. "A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum"
(Booker Washington).
10. MANTENHA O CÉREBRO LIGADO. Você tem de estar atento à todas
possibilidades. Numa fração de segundos, uma nova idéia poderá passar a sua frente e
a sua mente deve estar aberta para recebê-la. "O ontem, foi-se. O amanhã pode não
vir. O que temos é o agora" (Plutarco).
11. SEJA OTIMISTA E POSITIVO. O ser criativo visualiza insistentemente os pontos
fortes das "coisas"; nas relações profissionais, de lazer e familiar. Pensar e agir com
otimismo, contribui na realização dos objetivos. "O covarde nunca tenta, o fracassado
nunca termina e o vencedor nunca desiste" (Norman Vincent Peale).
12. TODO DIA É DIA PARA PENSAR. Defina um local e separe todos os dias dez
minutos do seu tempo. No final de um mês você terá utilizado 300 minutos ou cinco
horas. "Quem mata o tempo não é um assassino é um suicida" (Millor Fernandes).
13. AS GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENOS "LAMPEJOS". Portanto, seja
persistente. Combine, adapte, altere, diminua, aumente, associe, substitua, reorganize
e se ainda não encontrar a utilização da sua criação, inverta tudo. Nunca desista. "A
visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A
visão com ação pode mudar o mundo" (Joel Baker).
14. COMBATA OS DESEQUILÍBRIOS DA VIDA MODERNA. Pessimismo, barulho,
tabagismo, alcoolismo, negativismo, fadiga e outros excessos que o levem a irritação e
desequilíbrio. "Tudo de bom acontece às pessoas com disposição alegre" (Voltaire).
15. CULTIVE O BOM HUMOR. A criatividade depende do seu senso de humor.
Mantenha-se de bem com a sua vida e as coisas que a rodeiam. Veja as coisas com
alegria e desprendimento. "O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer,
mas querer sempre o que se faz" ( Leo Nikolayevich, Conde Tolstoi).
16. TENHA CORAGEM E AUTOCONFIANÇA. A coragem deve estar atrelada à sua
determinação "de poder atingir o que deseja, quer e acredita". A autoconfiança,
desenvolvida através de habilidades, atitudes e autodesenvolvimento. "Somos o que
fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos"
(Eduardo Galeano).
17. SAIBA UTILIZAR O SEU TEMPO. Deixe a ociosidade de lado e aproveite ao
máximo o tempo que é só seu. Lembre-se de que a maioria das grandes idéias foram
criadas nos momentos ociosos de seus criadores. "Minhas invenções são fruto de 1%
de inspiração e 99% de transpiração" (Thomas Edison).
18. UM PRODUTO PRONTO DEVE SER APRESENTADO. Mesmo que a sua idéia não
esteja totalmente concluída, coloque-a em prática e vá acertando, até atingir a
finalização. Lembre-se de que é muito melhor colocar uma pequena idéia em prática
que uma grande idéia arquivada. "Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é
tarde para ir mais longe" (D''Annunzio).
19. SAIBA DESCOBRIR OS EVENTUAIS DEFEITOS. Exija do seu subconsciente e
faça-o atuar. Ele precisa dia e noite, ser alimentado de cada passo dado na finalização
das idéias. Reestude. Verifique. Repense. E encontre onde foi cometido o deslize. "O
pessimista é aquele que reclama do barulho, quando a oportunidade bate à sua porta"
(Michael Levine).
20. APROVEITE E DESFRUTE DOS RESULTADOS. A criatividade não deve ser
entendida como um dom ou algo que só os iluminados possuem. Todo ser humano
possui e pode explorá-la. Basta querer fazer com que as idéias fluam e transformemse
em realizações. Uma vez produzidas é só usufruir. "Não é porque certas coisas são
difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são
difíceis" (Seneca).

04 junho, 2012

Sapatos Mule voltam à cena



Esquecido no tempo, os calçados Mule, que viraram febre entre as fashionistas no final dos anos 90, volta a fazer parte do cenário fashion, isso porque ninguém menos que a Louis Vitton, trouxe o sapato como aposta para a temporada de Verão, mas, como as tendências internacionais pairam por aqui mesmo antes de chegar a estação em questão, já é possível encontrar o modelo e usufruir dessa moda.

O calçado Mule surgiu a partir de um modelo de chinelo - já que sua principal característica é a abertura posterior - criado na França do século 16, e virou febre nos anos de 1990. Vindo a ser combinados com as famosas calças capri, já esquecido no armário, eles voltam e prometem invadir as ruas. Grifes como Marc Jacobs, Miuccia Prada para a Miu Miu e Karl Lagerfeld para a Fendi trouxeram o sapato como aposta na passarela, o que bastou para a moda se expandir e cair no gosto novamente das mulheres.




ganham estapas diferentes