31 janeiro, 2011

Como Montar seu Look dos Anos 60

Época de grandes e intensas transformações culturais e sociais, como a chegada do homem à lua, invenção da pílula anticoncepcional ocasionando na liberação feminina, a Jovem Guarda… Os anos 60 ficaram conhecidos por seus conceitos inovadores e estética à frente do seu tempo. O que, obviamente, se estendeu até à moda da década que, subversiva, futurista e de linha reta e geométrica, quebrou  paradigmas e tornou ultrapassados alguns conceitos previamente estabelecidos.
Divisor de águas do cenário fashion, eles marcaram o que hoje podemos chamar por Moda, e entender como “tendência” ou também chamados, modismos. Nela, os estilistas começaram a prestar mais atenção e levar para suas coleções as idéias que absorviam da moda que aparecia nas ruas, feitas por garotas normais, que transitavam pela cidade. E as modelos passaram a ganhar bastante notoriedade. Um exemplo é a manequim Twiggy, destaque dentre as models sessentistas.
Detalhes clássicos dos anos 60 aparecem com frequência na moda atual. Criativos e atemporais, eles permaneceram, mesmo com o passar dos anos. Para montar um look anos 60, escolha alguma dessas peças que deram o que falar nesta década, e fizeram a cabeça das “garotas papo firme”: mini-saia – super anos 60! Peças geométricas e coloridas, vestido tubinho curto, estampas psicodélicas e geométricas, botas de cano longo, cílios postiços, maquiagem branca ou prateada, shortinho “hot pants”, calças de cintura baixa, estampas florais e op-art – desenhos gráficos que criam ilusão de ótica.

Também tecidos acetinados, botinhas de verniz, de bico fino e salto baixo, bolsas entrelaçadas e mais duras, óculos grandões à la Jackie “O”, tecidos sintéticos e plásticos. Nas cores, a dupla preto e branco, as suaves, florescentes e metalizadas dominavam o período.
Mas não use tudo de uma só vez! Eleja apenas uma dessas referências e complemente o resto da produção com peças ou maquiagem mais básicas. Afinal, ninguém quer sair por aí parecendo que acabou de voltar direto do túnel do tempo, ou de uma festa à fantasia, né?
Fica a dica: muita gente ainda faz confusão quanto ao que realmente é originário dos anos 60, o que faz algumas pessoas trocarem as estações e as décadas. Por exemplo, muitos acham que vestido de bolinha, faixas no cabelo, sapatos peep toe são dos anos 60, mas não se engane, na realidade, eles são dos anos 50!

Nenhum comentário: