07 junho, 2011

Organizar à sua Festa Junina.


Marcado por fogueiras, danças, deliciosas comidas típicas e muitas decoração colorida, o mês de junho é conhecido por suas comemorações feitas a são joão, que acontecem em todo o país.As comemorações se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro.

O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito. Para te ajudar a montar uma divertida e charmosa decoração de festa junina, que pode servir tanto para recepção de amigos ou comemoração de aniversários realizados no mês de junho, acompanhe as dicas abaixo:

- Para uma festa junina mais sofisticada, evite muitas cores e excessos, escolha três cores básicas e as utilize na decoração.Cores mais sérias puxadas para o neutro e escuro como: azul, vinho e cinza, são cores usadas no artesanato country americano e a combinação fica bem chique.

Se conseguir encontrar xadrez com essas cores ficará muito adequado! Verde escuro, azul escuro e bege também são cores finas. Quanto as mesas de doces, use temas de doces juninos mas de confecção mais caprichada.

- Veja um modelo de lista básica dos itens que não pode faltar em uma boa festa junina:



1. Tema

2. Local, data e horário

3. Convite personalizado

4. Comidas e bebidas

5. Decoração do local

6. Colaboradores

7. Brincadeiras

8. Lembrancinhas

9. Trajes

10. Maquiagem

11. Música e Dança

12.Opcional:

- Barracas – estrutura

- Barracas de brincadeiras

- Mesas ou barracas de comidas e bebidas

- Fichas para as barracas

Com essa lista em mãos, fica mais fácil dar conta de todos os detalhes da festa, e ser pega de surpresa por algum imprevisto. Após selecionado todos os itens, Decida o local. Se for alugar um espaço, atenção aos detalhes: valor do aluguel, – necessidade de uma área coberta, – banheiros, – segurança, – localização.Para seguir a tradição, o arraial pode ser próximo aos dias dos santos homenageados:13 de junho (Santo Antônio), 24 de junho (São João) e 29 de junho (São Pedro).É recomendável adequar o horário à faixa etária dos participantes, por exemplo, para crianças pequenas, festas entre 11h e 17h; adolescentes e adultos, das 15h às 21h.

- Você pode e estipular um valor ao convite, se for organizar uma festa beneficente ou uma forma de adquirir recursos para o evento. Se for estipular valor para o convite é importante a existência de fichas para as brincadeiras e comidas.

- Monte um cardápio variado com comidas típicas.

Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.Como o mês de junho é a época da colheita do milho, a maioria dos quitutes juninos, como doces, bolos e salgados, são feitos deste alimento.

- Lembre-se de que o espaço deve ser bem decorado, para isso, atenção as dicas:Coloque muitas bandeirinhas e cartazes com a história dos santos da Festa Junina. Decore a sala com faixas largas de chita sobre. O colorido dará um ar gracioso ao local; A mesa pode ser decorada com a mesma padronagem da chita. Forre a mesa com um retalho de juta e por cima coloque pedaços de chita espalhados; Coloque também porta-retratos com imagens de São Pedro, São João e Santo Antônio espalhados; Você pode substituir os quadros que tiver na sua parede por chapéus de palha;Decore as guloseimas com um toque de carinho: enfeite os potinhos de curau com um palito de dente decorado com uma bandeirinha presa ao alto; Além de, claro, não se esquecer de pendurar as tradicionais bandeirinha.


analú.

Nenhum comentário: