05 julho, 2011

O Envelhecimento





O tempo deixa suas marcas… O envelhecimento é consequência da progressiva degeneração dos tecidos, principalmente por afetar o DNA, modificando as informações genéticas e provocando desorganização celular. Átomos ou moléculas que possuem elétrons desemparelhados são chamados radicais livres. Aparentemente, a formação de radicais livres é facilitada por determinadas circunstâncias, como exercícios físicos muito extenuantes, fumaça de cigarro, exposição ás radiações e ao sol, poluição atmosférica intensa, pesticidas, alimentos gordurosos e determinados metais.

Um radical livre relativamente comum é o superóxido (O2-), um dos mais importantes fatores responsáveis pelo envelhecimento celular. Forma-se quando uma molécula de oxigênio (O2) recebe um elétron adicional. Os radicais livres são quimicamente instáveis e, muito reativos. Além do DNA, já mencionado, podem degradar outras substâncias orgânicas importantes, como lipídios componentes das membranas celulares e proteínas.

A ligação a uma proteína chamada colágeno - presente na pele e nas articulações- explica o aparecimento de rugas e artrite, com o envelhecimento. Os radicais livres estão relacionados, ainda, à aterosclerose e ás doenças cardíacas (porque facilitam a formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos), ao desenvolvimento de câncer, anemia e doença de Parkinson.

Como Combater os Efeitos Negativos dos Radicais Livres no Corpo?

As células possuem mecanismos de reparação contra os danos causados pelos radicais livres. Nos peroxissomos, por exemplo, existem enzimas capazes de converter radicais livres em substâncias inofensivas. Substâncias antioxidantes - como as vitaminas B6, C e E, além do betacaroteno (precursor da vitamina A, presente na cenoura e nos brócolis, por exemplo) – podem inativar quimicamente os radicais livres.
Para combatê-los devemos comer frutas, legumes, verduras, hortaliças e fibras para ajudar no bom funcionamento do organismo.
Devemos fazer diariamente exercícios físicos, pois eles combinados com uma boa alimentação ajudam a ter energia .

Nenhum comentário: