27 setembro, 2011
Casais inteligentes não se separam
Outro dia estava conversando com alguns conhecidos sobre casamento e etc. Falávamos sobre diversos aspectos como: porque as pessoas se separam? porque as pessoas não conseguem manter seus casamentos? Quais seriam os sentimentos interessantes de ter para que não separar?. A discussão corria solta, até que em certo ponto uma das pessoas disse uma frase que, na hora, considerei genial. Disse ele, que manter um casamento é uma forma de Inteligência… isso mesmo… inteligência
Hoje não faltam teóricos (eu não me considero um deles pois não possuo nenhuma formação na área) e estudiosos que esauriram o assunto. Alguns vão pela vertente de falta de valores, preceitos e etc. Outros dizem que a culpa é da midia que vincula novelas e etc que estimulam a dita destruição da família, outros dizem que excesso de egoísmo, etc… mas ninguém diz que é falta de inteligência. E se analisarmos direitinho, veremos que faz muito sentido. Claro que aqui, não estou considerando aqueles relacionamentos onde o respeito foi embora, ou onde há agressão física, entre outras coisas parecidas.
Insisto de novo que não estou considerando aqui aqueles relacionamentos que acabam por motivos bastante plausíveis: agressão, abandono, etc.
Acredito que falta de inteligência não esteja no ato de separação em si, mas sim nos erros que são cometidos que levam ao casal a querer acabar com o relacionamento. Um dos que considero pior, e as novelas, por exemplo a atual, adoram promover, é a traição. Romances adoram histórias de mulheres que se veêm apaixonadas por outros homens devido a falta de paixão em casa de seus cônjuges … ou então de homens que buscam o sexo em braços mais jovens. Isso é a maior balela que já escutei. Se falta algo no seu casamento, com certeza deve ser o diálogo. Pessoas inteligentes conversam, expõe seus ponto de vistas e chegam a um consenso. MESMO, para o sexo.
Casais inteligentes que não conseguem resolver seus conflitos sozinhos procuram ajuda. Muitas vezes um problema pode ser resolvido com uma boa terapia. Conheço histórias onde uma pessoa do relacionamento possuia traumas vindos de infância que geravam um comportamento que estava acabando aos poucos com o casamento. Ao se curar desses traumas, o relacionamento foi para outro patamar e hoje, os dois não são mais vistos longe um do outro.
Um outa coisa é que casais inteligentes sabem que existem diferenças e que todos precisamos de nossa dose de individualidade. Não há grandes cobranças. Na grande maioria dos casos de separação, existe histórias de grandes expectativas e cobranças.
Bem, por fim gostaria de dizer que é claro que inteligencia aqui não é apenas graduação escolar e sim sabedoria e capacidade de discernimento. Por fim, o convite que deixo e o da reflexão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário