19 outubro, 2011
Você sabe o que é hipertrofia muscular ?
A hipertrofia muscular nada mais é do que o aumento do tamanho da fibra muscular. Geralmente, em resposta ao treinamento físico, principalmente quando esse treinamento é do tipo contra-resistido. Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática do exercícios) ou crônica (quando permanece após 3 ou mais dias sem a atividade específica). Isso ocorre, porque o corpo precisa se recuperar do trauma sofrido, aumentando, assim, o tamanho da fibra muscular a fim de suportar mais carga.
A hipertrofia muscular significa o crescimento dos músculos num indivíduo. Este crescimento porém, é maior durante a puberdade, fase de crescimento no ser humano. Quando termina a adolescência, termina também o crescimento muscular. Por isso, durante esta altura, a idade da criança e a alimentação que consome, possui papel fundamental na velocidade da hipertrofia muscular.
Mas não é apenas os fatores biológicos que determinam a hipertrofia muscular. Ela também pode ser conseguida através dos treinos de musculação, suplementação alimentar (sempre acompanhada por um médico) para hipertrofia. Outros tipos de exercícios de alta intensidade e curta duração funcionam, como a corrida de velocidade dos 100m. Já os exercícios de baixa intensidade e longa duração não causam a hipertrofia muscular.
A hipertrofia muscular acontece devido a um micro trauma nas fibras musculares, devido ao esforço colocado nos músculos, obrigando o corpo a responder compensando com a substituição do tecido estragado e colocando mais tecido para que o risco de lesão seja mais reduzido no futuro.
Desse modo, é importante, na musculação, o aumento progressivo da carga, para os músculos se adaptarem da melhor forma aos pesos mais elevados; já que o atleta é obrigado a continuar a aumentar o peso e também diversificar os exercícios para não cria habituação e comprometer o rendimento do exercício. A hipertrofia muscular é bastante usada por praticantes de musculação mais avançados, por apresentarem melhores resultados em menos tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário