06 dezembro, 2012
Chulé no verão: como evitar
Confira algumas dicas de como evitar o mau cheiro nos pés nesse verão.
Com o calor, a transpiração é algo que se eleva com facilidade. Transpiramos pelo corpo todo, mãos, axilas, testa e claro, também pelo pé. Quando se entra em assuntos de odores nada agradáveis, o chulé é sempre um dos citados.
O que é o chulé ?
Para quem não sabe o que é o chulé, trata-se do resultado da proliferação de bactérias em ambientes úmidos causados pela transpiração e também quentes, ou seja, você sua pelo calor que você sofre, umedecendo assim os seus pés, meias e tênis, daí vem a bactéria, que todos nós temos, e se alimenta disso causando um desconforto ao tirar o tênis. Segundo uma matéria publicada pela revista Saúde, é como se as bactérias se alimentassem do seu suor e depois, usassem o seu próprio pé como banheiro.
Basicamente, se o seu pé tem mau cheiro, é porque ele está repleto de “fezes” bacterianas. Além do mau cheiro que é bem característico, o chulé também tem uma tendência de causar uma camadinha gelatinosa que tem origem devido ao excesso de pele que está no local. Vale ressaltar que problemas de alergias e infecções como frieira ajudam na instalação desse micro-organismo no seu corpo, provocando e propiciando ainda mais o cheiro desagradável. Contudo, ainda é possível evitá-lo! Principalmente no verão, que é a fase onde eles mais se proliferam, veja:
Como evitar o chulé no verão
Lave bem os pés, de preferência com sabonete antibactericida,
Após sair do banho, enxugue bem os pés e também entre seus dedos,
Nunca use a mesma meia, mesmo que você a tenha colocado só para dar uma volta,
Seque sempre o lado de dentro dos calçados com papel toalha,
Dê preferência a meias de algodão,
Sempre use tênis com meia,
Lave seu tênis por dentro usando sabão neutro e deixe secar no sol,
Quando chegar do trabalho, tire as palmilhas para fora do tênis e coloque-o para tomar um ar fresco. Sempre.
Use desodorante para os pés.
Em dias quentes, prefira usar sapatos abertos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário