15 fevereiro, 2013

Quem usa anticoncepcional tem período fértil?








A presente dúvida é muito comum, especialmente entre as mulheres que não sabem corretamente como funcionam as pílulas anticoncepcionais. Antes de dar as devidas explicação e abordas as razões pelas quais isto acontece, vamos dar a resposta única e verdadeira: não. Quem administra o uso de medicamentos contraceptivos não possui período fértil, veja por quê.

Para quem não sabe, os medicamentos anticoncepcionais servem para inibir a ovulação, isto é, não libera óvulos para que ocorra a fecundação. Sendo assim, não havendo a ovulação é impossível engravidar enquanto se estiver utilizando a pílula anticoncepcional corretamente. A menstruação de quem utiliza métodos como as pílulas anticoncepcionais é apenas uma forma do organismo sinalizar que está havendo uma pausa entre uma cartela e outra do medicamento, uma privação hormonal.

A pílula anticoncepcional é um método de contracepção com 99% de segurança e eficácia. Tomando o medicamento de maneira correta é praticamente impossível engravidar, salvo em alguns casos excepcionais. Entre estes casos estão o uso incorreto da pílula, isto é, se a pessoa não tomar diariamente o anticoncepcional, sempre no mesmo horário; ingerir algum medicamento que reduza os efeitos da pílula, como os antibióticos; tiver enjôos e vomitar até duas horas depois de tomar a pílula e outros fatores.

Caso alguma das situações citadas acima ocorra, a mulher por ovular normalmente e se tiver relações sexuais provavelmente o óvulo será fecundado, gerando uma gestação.



Nenhum comentário: