20 outubro, 2011

Festa do divórsio um jeito moderno de marcar a nova fase da vida

CELEBRAÇÕES BEM - HUMORADAS FAZEM SUCESSO E CRESCEM NO PAÍS




A palavra “divórcio” geralmente está associada a ressentimentos, tristeza e a sensação de que algo deu errado. Mas isso só para as pessoas que veem a metade vazia do copo. Os otimistas encontram muitos motivos para comemorar o fim de um relacionamento. E como momentos felizes devem ser celebrados, eles dão grandes festas para comemorar o fato de estarem sozinhos mais uma vez.
E não se engane se você pensa que essa “festa” consiste em convidar algumas amigas solteiras para cair na balada ou os colegas do escritório para beber um chopp – estamos falando de um evento que deixa muito casamento para trás.
Figurino, decoração, música, buffet, lembrancinhas: todos os detalhes são escolhidos a dedo, com a mesma dedicação que se tem com os preparativos de um casamento. Tudo para que os convidados se divirtam – assim como os ex-noivos – e tenham certeza de que o relacionamento terminou, mas isso não é um motivo para se lamentar e, sim, para celebrar.
A moda que vem de fora
As festas de “descasamento” já fazem bastante sucesso em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Os organizadores de eventos que são responsáveis por promover casamentos, com o passar do tempo, viram uma parte de sua agenda tomada pelas festas de divórcio. E o mercado não para de crescer.

Lá fora, as festas costumam contar com atrações inusitadas para divertir ainda mais os convidados: shows de strippers, brincadeiras em uma piscina de espuma e até lançamento de dardos com o rosto do ex como alvo.
No Brasil, o evento começa a ter força em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Seja em um espaço de eventos, em um bar ou até mesmo em casa, cada vez mais as brasileiras buscam celebrar a liberdade do fim do casamento.
Elas são a maioria


Cada relacionamento tem sua particularidade e isso diz respeito somente ao casal – apenas o ex-marido e a ex-esposa sabem dos motivos que têm para comemorar a separação. Mas o novo fenômeno dos eventos faz muito mais sucesso entre as mulheres.
O motivo pelo qual elas desejam celebrar a separação, seja com as amigas ou com a família, é para reatar os laços com aqueles que sempre estiveram ao seu lado. E, acima de tudo, para muitas mulheres, a festa serve para mostrar às pessoas mais próximas que, mesmo com o fim de um momento importante da vida, tudo está bem e que ela se sente segura e confiante para seguir adiante.
Mesmo em minoria, os homens também estão procurando adequar as festas de divórcio ao seu gosto. Em algumas ocasiões ainda, o casal oferece a festa juntos – existe melhor maneira de mostrar aos convidados de que a relação terminou sem nenhum ressentimento?
Celebrando a felicidade
O crescimento da procura pelas festas de divórcio alertou os psicólogos para o tipo de pessoas que tem recorrido a essas celebrações. Uma festa é o momento em que compartilhamos com pessoas queridas alguma conquista ou acontecimento importante de nossas vidas e com as festas de divórcio não deve ser diferente.
Os especialistas em relacionamentos indicam que a separação é um marco na vida das pessoas, quando fecha-se um ciclo para que outro se inicie e não há problema nenhum em ter o desejo de comemorar. Mas deve-se celebrar apenas para dividir com amigos e familiares a liberdade de quem estava vivendo uma relação infeliz.

Quem deseja comemorar uma nova fase, deve fazê-lo de maneira positiva. De maneira nenhuma as pessoas devem procurar esse tipo de evento como uma desculpa para criticar o cônjuge – essa atitude indica que ainda existem mágoas e ressentimentos que não foram esquecidos, mesmo com o fim do relacionamento e, assim, não há motivos para festejar.
O gostinho da separação
Já que a descontração e o bom-humor são as principais marcas de uma festa de divórcio, os comes e bebes escolhidos para serem servidos aos convidados também recebem o toque inusitado da celebração. O docinho mais encomendado pelas divorciadas é o bem-separado – uma versão bronken-hearted do docinho mais servido nos casamentos, o bem-casado.

Mas o bolo é a grande atração da festa. Tão importante quanto o bolo de casamento, a nova versão – com uma pitada de ironia e sarcasmo – geralmente representa o fim da relação através dos noivinhos que decoram o bolo ou até mesmo através de um bolo partido ao meio, literalmente.
Confira na galeria alguns itens que estão fazendo sucesso nas festas de divórcio.
[p]Um bolo partido ao meio e os bem-separados representam a separação. Fonte: Divulgação[/p]

Nenhum comentário: