20 outubro, 2011

Para entrar em forma, dance!


Emagrecer e manter a forma realmente não é uma tarefa fácil. Além de seguir um cardápio balanceado, é importante fazer algum tipo de exercício para turbinar a dieta e eliminar as gordurinhas, não é verdade? Sem colocar o corpo para se mexer, é muito mais difícil emagrecer ou manter o peso ideal.
No entanto, para muita gente, as atividades como musculação, corrida e ginástica localizada, por exemplo, não agradam. A solução que pessoas como essas têm encontrado é buscar um exercício que proporcione diversão, prazer e gasto calórico: benefícios que só a dança pode oferecer!

Dançando para o sucesso

Você gosta de dançar ou quer aprender, adotando uma rotina de exercícios estimulantes no seu dia a dia? Escolha uma modalidade de dança e aproveite as vantagens dessa atividade!
Mesmo que você nunca tenha participado de aulas de dança, nem quando era criança, pode ficar tranquila, pois existem aulas para iniciantes com a total atenção de professores em diversas academias e escolas de dança por todo o Brasil. Quem já tem certa habilidade, fica ainda mais fácil.

Além de queimar muitas calorias (cerca de 500 em uma hora de aula em ritmo intenso), as aulas de dança favorecem o sistema cardiovascular, a respiração, a agilidade, a coordenação motora, a tonificação muscular e, ainda, a socialização. Inclusive, uma das maiores qualidades dessa atividade é a diversão que o exercício proporciona em companhia de outras pessoas, com a vantagem também de ser uma ótima opção para mandar o stress para bem longe!
A dança também favorece a flexibilidade, a autoestima, podendo até melhorar o desempenho sexual. A atividade também é ideal para quem adora fazer novas amizades, pois é como um momento de lazer, onde passos e ritmos são compartilhados entre colegas.
Quem dança não sente aquela obrigação de se deslocar até o local das aulas como acontece com outras atividades. Os “dançarinos” sentem prazer ao realizar os passos e coreografias e isso faz com que o comparecimento às aulas seja sempre um momento alegre e gostoso do dia a dia.

Qual tipo de dança escolher?

Existem diversas modalidades de dança que você pode escolher para começar a mexer o corpo, ganhando mais saúde e disposição. Seja o ballet, flamenco, jazz, sapateado, street dance, samba, axé, forró, salsa, dança do ventre, folclórica ou de salão.
Todas elas possuem passos e estilos específicos, mas todas proporcionam um bom gasto calórico e muita diversão.
É importante ressaltar que como em qualquer atividade física é indicado fazer antes uma avaliação médica com um profissional de confiança. Também é necessário realizar um bom alongamento, antes e depois das aulas. Assim como utilizar roupas leves e manter a hidratação do corpo.
Confira abaixo algumas modalidades, as características de cada uma delas e a média de quantidade de calorias gastas em uma hora de aula:
Street Dance

A Street Dance é uma modalidade bastante dinâmica e geralmente combina passos de hip hop e jazz em coreografias animadas e estimulantes com músicas atuais. Os movimentos são bem ritmados e, para os iniciantes, os passos são simples, para depois serem mais elaborados.
Essa atividade contribui para o emagrecimento e o condicionamento físico, melhorando ainda a coordenação motora e a agilidade. O gasto calórico por uma hora de aula é de 500 calorias.
Dança de salão

A dança de salão é ótima, pois ensina diversos estilos como o samba, a valsa, a gafieria, o tango, o samba, a salsa e o forró, por exemplo.
Com tanta diversidade, é difícil enjoar das aulas, que tornam-se sempre divertidas e sem monotonia nos movimentos.
Passos ritmados, movimentos de braços e pernas, piruetas e uma boa intensidade de esforço aeróbico, contribuem para fortalecer e tornear a musculatura.
Além disso, as danças favorecem a flexibilidade, postura, equilíbrio e a respiração. E os benefícios ainda vão além: a atividade combate a ansiedade e reduz o stress.
As aulas também são ótimas para socializar e conhecer gente nova. A cada hora de atividade são gastas, em média, de 200 a 300 calorias.
Se a aula for de ritmos mais dinâmicos como o samba e salsa, o gasto pode chegar a 500 calorias.
Dança do ventre
Tradição e sensualidade se unem nessa dança que é uma das modalidades mais famosas entre as mulheres que buscam uma atividade para manter a forma e melhorar a autoestima.

Praticar a dança do ventre proporciona diversos benefícios como o gasto calórico, a melhora da coordenação motora, reeducação postural, a tonificação muscular, favorece a respiração e o equilíbrio, e ainda pode ser um estimulante para atividades sexuais.
Os movimentos são feitos com o balanço dos quadris, tronco, ombros, braços e mãos, ao som de músicas tradicionais árabes. O gasto calórico por uma hora de aula é de 400 calorias, em média.
Sapateado

Quem não se admira ao assistir filmes antigos com Gene Kelly e Fred Astaire realizando movimentos incríveis de sapateado? Essa dança combina passos e batidas dos sapatos no chão, acompanhados algumas vezes por palmas.
O sapato é especial, possuindo uma plaquinha em seu solado que produz o barulhinho característico dessa modalidade. O sapateado é uma dança bem dinâmica que aumenta a capacidade cardiovascular, melhora a coordenação motora, fortalece as articulações e trabalha as pernas e abdômen. Em uma hora de aula é possível queimar cerca de 500 calorias.
Ballet

Uma bela postura e músculos desenhados: esses são apenas alguns dos excelentes benefícios que o ballet clássico proporciona. Os movimentos dessa atividade são suaves, graciosos, mas também exigem força da musculatura e flexibilidade. Dessa forma, são trabalhadas todas as partes do corpo, alongando-o e deixando-o supertorneado.
Ao som de música clássica, o ballet também é ótimo para reduzir o stress e a ansiedade, proporcionando bem-estar ao corpo e à mente. Além dessas ótimas vantagens, essa atividade trabalha a coordenação motora, o equilíbrio, a respiração e o ritmo. Uma aula de ballet pode queimar até 400 calorias.
Flamenco

Essa dança de origem espanhola fez bem ao corpo e à alma. O flamenco mexe com os músculos e com as emoções, sendo uma atividade excelente para manter a forma e diminuir o stress.
Com movimentos ao mesmo tempo fortes e graciosos, o flamenco encanta pela beleza da dança, das vestimentas, da música e do entusiasmo de passos vigorosos. As aulas de Flamenco fortalecem a musculatura das panturrilhas e coxa, melhorando a capacidade aeróbica.
A atividade ainda melhora a postura, a agilidade e a consciência corporal. As roupas e os acessórios, como as castanholas e os leques, deixam a dança ainda mais bonita e interessante. Uma aula de flamenco queima, em média, 400 calorias.
Ritmos variados ou Mix Dance

Se você gosta de axé, rock, dance, funk, forró, danças latinas e outros ritmos, essas duas modalidades são ideais para você! Tanto as aulas de Mix Dance quanto as de ritmos variados são ótimos para balançar o corpo com bastante entusiasmo e mandar as gordurinhas para longe!
Os movimentos são feitos com as músicas que estão fazendo sucesso no momento e de vários estilos diferentes. Isso deixa a aula dinâmica e empolgante. Uma hora dessas aulas pode queimar até 500 calorias.

Nenhum comentário: