06 janeiro, 2012
Carnaval 2012 os principais roteiros para o feriado
Enquanto ainda se recuperam das festas de fim de ano, muitos brasileiros já começam a pensar onde vão passar o Carnaval – o feriado mais esperado das terras tropicais. É também o momento em que os turistas do mundo todo olham para o Brasil – apesar de ser comemorado em vários países do ocidente, o carnaval brasileiro é, sem dúvida, o maior e mais famoso. Conheça os principais roteiros de carnaval no Brasil:
Salvador
O Carnaval de Salvador está no Guinness Book com o título de maior carnaval de rua do planeta. São mais de dois milhões de foliões, incluindo 800 mil turistas do Brasil e do mundo, pulando atrás dos mais de 100 trio-elétricos e blocos carnavalescos.
É Salvador quem dita os hits do Carnaval. Movida pela Axé Music, a cidade reserva 25 quilômetros de avenida para os foliões, que passam pulando com o som no último volume. Para curtir o carnaval baiano com estilo, é preciso comprar um abadá para ter acesso aos blocos mais concorridos, como Araketu, Eva, Timbalada, Pinel e Internacionais, entre outros. Quem não tem abadá pode curtir do lado de fora do cordão de isolamento, mas é bom avisar que é sempre muito lotado.
Outro ponto alto do Carnaval de Salvador é o bloco do Olodum, que sai do Pelourinho na sexta-feira. Já no sábado o agito é no Curuzu com o bloco Ylê Aiyê. Para quem pode investir, os camarotes oferecem a maior mordomia para assistir os desfiles do alto, longe da multidão e ao lado das celebridades.
Olinda
No Carnaval as ruas históricas de Olinda são dominadas por foliões subindo e descendo as ladeiras ao ritmo do frevo e do maracatu com seus bonecos gigantes, uma das maiores atrações turísticas da cidade. Coloridos e divertidos, os bonecos gigantes homenageiam pessoas famosas. Todo anos novos bonecos são feitos – atualmente são mais de cem que desfilam entre os foliões.
São mais de 500 grupos carnavalescos que saem festejando pelas ruas. Assim, como a própria cidade esses grupos também esbanjam história, como o Homem da Meia-Noite, que foi o primeiro a sair com um boneco gigante em 1932. Outros famosos grupos carnavalescos são o Bacalhau do Batata, de 1962, e o Galo da Madrugada, que já foi considerado o maior bloco de carnaval do mundo pelo Guinness Book.
Rio de Janeiro
É um dos destinos mais cobiçados para os dias de folia. No Rio de Janeiro o Carnaval é, no mínimo, majestoso. Os desfiles acontecem no Sambódromo, que tem 800 metros de extensão e é cercado por arquibancadas e camarotes para o público acompanhar o desfile das escolas de samba.
As ruas cariocas também ficam animadas por conta das bandas e blocos que saem festejando. Tudo começa na Avenida Rio Branco, quando o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo. Em seguida todos vão para a Cinelândia, que vira um grande clube carnavalesco ao som das marchinhas e muito samba.
Os blocos de carnaval espalhados pelo Rio também são uma boa pedida. Entre os mais tradicionais estão: “Banda de Ipanema”, “Suvaco de Cristo”, “Monobloco” e “Bola Preta”. Já para quem procura sofisticação, a melhor opção é o famoso Baile do Copacabana Palace, festa que reúne a alta sociedade em trajes de luxo ou black-tie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário