07 janeiro, 2012

Depilação masculina confira as dicas


O verão chegou e com ele aqueles dias ensolarados e quentes. Para se sentir mais à vontade, e menos calor, alguns homens optam por depilar costas, peito, pernas, axilas e até partes íntimas. Depilar-se, além de melhorar a higiene pessoal, ajuda o corpo a ficar mais fresco e livre do suor excessivo. A pele masculina, por conter maior quantidade de glândulas sebáceas, tende a ser mais oleosa e os pelos ajudam a aumentar a oleosidade.

As opções de produtos e técnicas para o homem que se depila estão cada vez mais diversas e eficazes. Para você que quer fazer depilação, ou que já tem esse costume, segue um guia prático com dicas para o homem moderno que gosta de se cuidar e se preocupa com a saúde do corpo.

As opções na hora de depilar:

Lâmina de barbear
Nunca use-a com a pele seca, sempre tenha às mãos um creme ou gel de barbear. Esse método é rápido e barato, porém é preciso tomar alguns cuidados: se o pelo estiver muito grande, apare-o com a tesoura antes, para depois raspar. Cuidado com cortes e irritação na pele.

Depilador elétrico
No mercado há depiladores feitos exclusivamente para os homens (como o da Philips, por exemplo). É muito fácil de usar e perfeito para você que não quer eliminar totalmente os pelos. Além de poder regular a altura do pelo, o depilador elétrico também raspa totalmente e deixa a pele lisinha. O efeito não é duradouro, os pelos começam a aparecer novamente poucos dias depois, portanto se você quiser manter o corpo depilado e pele lisa sempre é preciso usá-lo mais de duas vezes por semana.

Creme depilatório
Esta é uma opção de produto que pode ser usado em casa, mas é bom que tenha alguém para te ajudar. O creme amolece o pelo e é bastante prático, depois de alguns minutos basta passar uma esponja (ou espátula) para remover os pelos. Prefira sempre os produtos feitos especialmente para a pele masculina – há marcas que já possuem linhas para homem (como a DepiRoll, por exemplo). Antes de usá-lo faça um teste em uma pequena região do corpo, para que não haja nenhum tipo de alergia. E o melhor de tudo? Nada de dor.

Cera
Há opções de cera quente e fria, mas esse método é para os corajosos, pois na hora de arrancar os pelos dói um pouco. O ideal é que você procure uma clínica de estética, pois caso seja usado incorretamente pode encravar os pelos e inflamá-los. A técnica de depilação com cera é mais eficaz porque arranca o pelo da raíz. O efeito liso é mais duradouro, os pelos voltam a crescer em média depois de 15 dias ou até mais.

Laser
Esse é um método que precisa ser feito por etapas. As sessões acontecem nas clínicas de estética e para obter um resultado de longa duração são necessárias em média 10 sessões, que variam de acordo com a quantidade de pelos do seu corpo. O crescimento do pelo é retardado porque o calor destrói a raiz. A depilação a laser é mais eficaz nas peles mais claras e com pelos mais escuros, pois a luz emitida pelo aparelho é captada pela melanina, responsável pela pigmentação. Em cada sessão em média 20% dos pelos são eliminados.

Luz pulsada
Funciona como o laser, mas a diferença é que o foco de luz emitido se espalha mais. Dependendo da área aplicada e do tipo de aparelho, a quantidade de sessões varia.
E depois da depilação?

Os cuidados
- Assim que terminar, é importante hidratar a pele;
- Compressa de chá frio de camomila acalma a pele recém depilada;
- Não só depois da depilação, como antes, lave muito bem a pele com sabonete neutro;
- Não tome sol no dia da depilação;
- Use esfoliantes alguns dias depois da depilação ( e antes também), eles ajudam a diminuir os pelos encravados;
- É importante não coçar a pele quando os pelos estiverem crescendo.

Nenhum comentário: