20 março, 2012

Inicio de outono - 20 de março


Este dia tem expressiva singularidade, posto que se trata do primeiro dia após o fim do verão e a passagem pelo equinócio de outono, pelo menos para aqueles que vivem abaixo da linha do equador. O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.
No imaginário popular, o início do outono abre um tempo de colheitas e de semeaduras. Tempo bom. Tempo bom para colher os frutos da semeadura do passado, para abrir as portas do futuro e semear novos procedimentos, novas práticas, desejos e idéias.
O Outono do hemisfério norte é chamado de “Outono boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “Outono austral”. O “Outono boreal” tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O “Outono austral” tem início, no Hemisfério Sul, a 22 de março e termina a 20 de junho.

AURORA BOREAL










Se você viajar para o Alasca, um dos espetáculos mais emocionantes a ser apreciado é o fenômeno das auroras boreais.
Desde o início da primavera até o final do outono, o céu desta parte do mundo se ilumina em um festival de cores de tirar o fôlego de qualquer um.
Na Antigüidade, os nativos desta terra atribuíam a estas luzes significados místicos: pensavam que eram luzes que as almas velhas acendiam para guiar os recém-falecidos a caminho do outro mundo ou que eram batalhas entre deuses.







AURORA AUSTRIAL




A aurora é causada na ionosfera brilho Dela Terra pela interação do seu campo magnético com partículas carregadas do vento solar. Observado perto das regiões polares, e são conhecidos como Aurora Australis (Hemisfério Sul) e boreal (norte). O brilho da aurora ocorre quando os ventos solares colidem com as partículas das camadas superiores da atmosfera da Terra, e é reforçado, às vezes por partículas subatômicas de alta energia a partir de manchas solares. Estas partículas colidem com as moléculas de gás da atmosfera, excitantes-los e luminescência produzir, isto é, a emissão de luz visível.

Nenhum comentário: